Translate

PROJETO #27: Arborização Urbana

Se você é defensor do meio ambiente talvez essa postagem não seja para você, pois você deve saber tudo que eu tentarei passar aqui, mas fique a vontade para corrigir nos comentários.
Mas se você acha que todas as árvores devem ser cortadas, espere um pouquinho antes de fazer isso.

Eu estive trabalhando no Departamento de áreas verdes da Prefeitura de Santo André, e lá sofri uma pequena lavagem cerebral.

ÁRVORES SÃO PATRIMÔNIOS DA HUMANIDADE
não são sujeira, ou trampolim para ladrão, ou sombra perigosa, ou qualquer coisa ruim que possam dizer dela.
Assim como nós humanos e os bichinhos elas são obras divinas.


1- SUMIDOUROS DE GÁS CARBÔNICO

Imagem relacionada

A quantidade de árvores para controlar o nível de gás carbônico de uma cidade é alto, mas como as cidades tem a grande tendencia de desmatar para dar lugar a um poste a uma entrada de garagem, entre outros motivos absurdos, está cada mais raro ver árvores nas ruas.
Por vezes alguns projetos de plantio aparecem mais não são suficiente para arborizar a região na mesma quantidade de velocidade que são retirada árvores.

2- COMPENSAÇÃO AMBIENTAL



De modo geral a cidades tem alguma legislação de compensação ambiental, onde para cada árvore retirada são necessárias o plantio de 20 árvores por exemplo.
Resultado de imagem para compensação ambiental
Na cabeça das pessoas de que 1 é igual a 1, não vale para árvore, pois compensar a função ambiental de uma árvore adulta com uma mudinha de árvore, não é compensação ambiental, pois para aquela mudinha começar a cumprir a função ambiental demorará, não somente em tempo, mais também em atenção, pois uma compensação não é simplesmente ir lá cavar um buraco, colocar a mudinha, fechar, e jogar um pouco de água. Além da papelada que tem que assinar por conta de cortar uma árvore, e se responsabilizar pelo plantio, há que ficar alguns anos tomando conta daquelas mudinhas, com a intenção de se certificar que elas crescerão e aí sim farão a sua função ambiental.
Imagina se pra uma mudinha vingar, imagina para um reflorestamento.

3- NATIVAS REGIONAIS

Vale lembrar que cada região tem suas características naturais, e por tanto cada espécie, tem condições de viver naquele determinada lugar, porém já foi muito costume a importação de especies de outros lugares do mundo, essa migração das espécies, na teoria não é benéfica nem para a espécie, que pode ficar facilmente doente, como para a região, pois pode essa espécie ser agressora a esse novo ambiente.
Portanto vale se certificar se a espécie que se encontra é ou não da região, ou se é uma espécie que já tem um histórico de boa adaptação ao local, assim se evitará muitos problemas, como pragas e doenças.

Resultado de imagem para nativas regionais IMPORTANTE
Livros de árvores brasileiras

Acredito que de modo geral as prefeituras tenham algum departamento de áreas verdes, sendo assim, vale consultar sobre o plantio de árvores em sua cidade, porém se for pedir para retirar uma árvore, ou até mesmo podar, eu acredito que não encontrará pessoas simpáticas a te atender.
Deve existir pelo país a fora viveiros municipais que disponibilizam mudas, cursos e orientações aos munícipes.

4- VIAS PÚBLICAS
Na natureza a vegetação cresce livremente, e  de modo geral não criam problema com os vizinhos, porém na calçada ela acaba sendo vilã, com árvores que caem muitas folhas, ou frutos que podem machucar, ou raízes que se alastram ferozmente.

Para tanto vale buscar informação nas prefeituras sobre a melhor espécie para plantio em sua calçada, quanto ao porte para não bloquear a passagem, ou a espécie que tem uma melhor adaptação ao local, entre outras informações úteis que possam lhe oferecer, para não vir a se arrepender depois.
Vale lembrar que outras formas de plantio, também tem suas funções ambientais, cada qual com a sua importância, então caso não seja possível o plantio de árvores, vale optar por outras opções, como vasos de planta, arbustos, entre outros recursos para tornar o ambiente mais agradável.
Imagem relacionada
A rua é composta não somente de pista para carros e calçada, há todo uma infraestrutura que nos abastece, que poucas vezes nos lembramos de reparar, como tubulação de esgoto, rede de distribuição de água, fiação de energia, telecomunicação, sistema de drenagem e águas pluviais, que competem pelo espaço na rua. Sendo assim as árvores, também competem bravamente, pelo espaço terrestre da calçada com o tronco, pelo espaço aéreo com a copa, e o espaço subterrâneo com as raízes.

Resultado de imagem para VIAS PUBLICAS infraestrutra

ÁRVORES NÃO SÃO INIMIGOS, OS INIMIGOS SÃO OUTROS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

CADFREELA #: Vale a pena ser PJ?

Essa é a nova modinha do momento no mundo empresarial. Ser PJ, pessoa jurídica, empreendedor. Bem no ramo da construção civil o empreended...