Translate

PROJETO #24: Projeto x Obra

Dia 8 de março é o dia da Mulher, e se fala muito da desvalorização da Mulher e tal.

Então comparativamente venho aqui falar da desvalorização do projeto.
Muitas obras ou produtos finais são idealizados no projeto, ou seja, aquele tempo que você acha que não vê nada sendo feito, tipo um terreno vazio parado, ou uma fábrica que não está fabricando um objeto, é por que em algum lugar tem alguém projetando.

Antes de mais nada vamos definir o que é um projeto.
É um plano que está sendo desenvolvido para se executar algo, neste plano pode ser escrito, desenhado, pesquisado, planejado, testado, ou seja, antes de iniciar uma obra, para se evitar erros, ou executar algo que não funciona, ou não será viável, são feitos estudos e pesquisas antes, dependendo do objeto a ser lançado, esse projeto pode demorar anos, principalmente se não existir nada semelhante para servir de modelo ou referência.

REFERÊNCIAS

Resultado de imagem para tipos de casaPara se projetar um prédio, o arquiteto, o engenheiro, ou mesmo um pedreiro, leva em conta alguma referência, que pode ser de revistas, livros, projetos anteriores, e até mesmo as características do cliente.


Etapas:

1- Conhecer o objetivo a ser executado: uma casa, armário da cozinha, a decoração da sala, uma instalação de home theater, um sistema de ar condicionado

2- Ideias: Fazer uma coleção na cabeça para dar ideia de opções para atender o objetivo: tipos de casa para cidade, modelos de armário de cozinha, modelos de sofás e tapetes, tipos de aparelhos do home theater, modelos e sistema de ar condicionado.



PESQUISA

Além de ter ideias maravilhosas quem desenvolverá o produto precisa fazer uma pesquisa de possibilidades e adequações.


Resultado de imagem para home theaterEtapas:

1- Legislação ou Normas: Para se projetar, muitas vezes existem normas a serem seguidas, como dimensões mínimas para um banheiro, tipo de ar condicionado para climatizar um ambiente grande, dimensões ergonômicas de um armário e outras regras para cada produto.

2- Materiais e Equipamentos: Cada objeto para ser construído é feito de um material, como um armário que pode ser feito de madeira, ou us sofá que tem tipos de tecido, ou um home theater que tem alguns equipamentos necessários

COMPATIBILIZAÇÃO

Quando um cliente quer um produto personalizado, ou mesmo quando vai numa loja comprar algo pronto, precisa escolher algo que atenda alguns requisitos

Resultado de imagem para instalação de ar condicionado erradoEtapas:

1- Tamanho: Se for uma decoração os móveis precisam caber dentro da sala, se for uma armário ele tem que além de caber na cozinha, precisa caber os utensílios que vão ser guardados nele, se for uma casa, ela precisa caber no terreno e ter ambientes que caibam a vida do cliente, para instalar um home theater ou um ar condicionado, há necessidade de fazer caber o equipamentos e as instalações necessárias.

2- Obstáculos: Muitas vezes aquela referencia maravilhosa da revista, não será possível ser reproduzida igualzinho, não somente por não caber, mas por conta de empecilhos, como não será possível quebra uma parede, ou retirar um pilar, ou arrancar uma janela, ou a legislação num determinado bairro não permite, ou a instalação não pode passar por dentro da parede, e por aí vai.

3- Ajustes: Para atender ao máximo possível dos projeto dos sonhos, a habilidade em substituir por produtos similares, realizar mecanismos de encaixe ou disfarce, são essenciais, assim um sistema de home theater pode ser disfarçado por forro ou um armário, um armário pode ser mais útil do que somente guardar objetos, um casa pode ser feita de maneira mais segura ou mais arejada ou mais iluminada.

APROVAÇÃO

Intermediando todo o processo do projeto, existem as aprovações das etapas conformem vão sendo avançadas


Resultado de imagem para aprovacao de projetoEtapas 

1- Cliente: Aquele quem banca o projeto, precisa  aprovar todas as etapas, afinal ele além de estar pagando é o maior interessado.

2- Órgãos legais: Nós vivemos em sociedade e sendo assim temos que seguir algumas regras, então registrar os projetos para aprovações legais faz parte do processo de projeto, como as casas que precisam de aprovação na prefeitura, por fazerem parte de uma cidade, instalações que precisam de aprovação nos bombeiros por conta de perigos de incêndio ou sobrecarga no sistema de energia, decoração que precisa de aprovação no condomínio por regras de barulho ou na  estrutura do edifício, e muitas vezes essa etapa não tem previsão de tempo, pois depende da burocracia do órgão examinador, o que pode gerar problemas de relacionamento com o cliente.

PÓS OBRA

Depois de passado a etapa de projeto e em fim o objeto ou obra estiver concluída, não ache que o projeto irá pro lixo, muito pelo contrário, vale guardá-lo, e até mesmo revisá-lo


Resultado de imagem para correcaoEtapas:

1- Revisão: vale revisar se o projeto foi totalmente atendido, para saber se não faltou nada, se algo foi modificado para melhorar o projeto ou para prejudicar o projeto, inclusive durante a execução do objeto, vale atenção ao projeto, pois ele é o manual de instruções, não  que ele seja perfeito, mas até para anotar possíveis falhas que deixou passar.

2- AS BUILT: O termo em inglês para o projeto de como ficou construído, como muito objetos posteriormente poderá ser necessário reformas ou adequações para novas necessidades, vale lembrar que fazer um AS BUILT, é muito importante, afinal pode ser que uma instalação que deveria passar por uma parede ou numa determinada altura teve que ser desviada por algo não previsto em projeto, e numa reforma ou necessidade de instalar algo por cima, é necessário saber onde exatamente está se passando uma instalação para não furar um cano por exemplo com a colocação de um quadro, ou um armário que precisou ser modificado para instalar um novo equipamento, e precisou ser instalado uma tomada.

EXPERIENCIA

Contratar um bom profissional também pode sr a diferença entre um bom projeto e um retrabalho

Resultado de imagem para erros de projetoEtapas:


1- Especialista: muitas vezes para se comprar um produto você vai numa loja especializada naquele item, pois terá maiores opções e esclarecimento do seu funcionamento, e não levará um produto que não se encaixe nas suas necessidades

2- Formação: para determinados projetos é necessário um conhecimento específico, pois os projetos exigem calculo ou conhecimentos muitos específicos, que um leigo poderá até das sorte de fazer igual, mas vai acabar gastando mais tempo e dinheiro para executar, só que pelo amadorismo não conseguirá visualizar o tamanho do prejuízo, e até os malefícios de um projeto mal feito, como incêndios, ou objetos que em pouco tempo se quebram ou estragam.



VALORIZE O PROJETO ELE PODE SER A DIFERENÇA ENTRE UMA OBRA BEM FEITA PARA UMA OBRA SUPERFATURADA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

CADFREELA #: Vale a pena ser PJ?

Essa é a nova modinha do momento no mundo empresarial. Ser PJ, pessoa jurídica, empreendedor. Bem no ramo da construção civil o empreended...