Translate

CADFREELA #52: RT ou BDI, é pra mim?

Talvez quem já trabalha na área já há algum tempo, nunca se deparou com esses termos
- RT = Reserva Técnica
- BDI = Bonificação e Despesas Indiretas
- Open Door
Entre outros

Resultado de imagem para lucro














Mas acredito que todos de alguma forma tem utilizado de mecanismos de reserva para o futuro.
Mas isso não pode ser comparado com superfaturamento, ou cobrar um preço abusivo.

No ramo dos serviços onde você paga pela utilização do conhecimento de alguém
- consulta médica
- atendimento de advogado
- consultoria
- aulas de algum assunto
- conserto de roupa
O produto é muitas vezes imaterial, e sendo assim fica difícil de precificar.

Mas um produto também é precificado:
Uma calça jeans custa, por exemplo, $100, desses uma parte é do tecido, outra dos botoes e aviamentos, outra da costureira que pegou esse material e fez a peça.
Mas, normalmente ninguém quando compra uma calça jeans pensa que está embutido é a parte dos custos de se manter uma loja aberta, como o custo de manter a loja, o salário do vendedor, a fábrica que abastece a loja, ....., além do lucro que a  pessoa que te vendeu poderá ter.


Resultado de imagem para pagar para trabalharPensando como pessoa que só quer saber de pagar barato, que se dane até a costureira, afinal essa calça custa metade ou até mesmo todo o meu salário, então vou naquela loja que o produto é mais barato. Cada um tem o direito de fazer o que quiser com o seu dinheiro que também não deve ter sido fácil de ganhar, afinal se foi, talvez você esteja no assunto a seguir.

Sei que muitas empresas lucram enfiando a faca em seus clientes, só que esse enfiar a faca não garantem que essa empresa não esteja no prejuízo.




REGRA DO VEZES 3
Digamos que você compre um armário de uma marcenaria, não numa loja de móveis, esse marceneiro cobrará $900, desses $300 ele gastou com a madeira, sendo assim ele multiplicou por 3 o valor do material, onde sobraria $600, desses $300 seria pela mão de obra e o restante o seu lucro.

Resultado de imagem para pagar para trabalharÉ uma regra simples e de fácil aplicação, e não parece ser algo muito abusivo, e o cliente nem precisa saber onde será aplicado esse dinheiro se ele tiver o armário dele.


Mas essa regra é simples demais, talvez para o marceneiro não tenha problema, ele é uma pessoa simples e sempre tem serviço, mas se esse marceneiro começar a querer expandir, talvez esse lucro não esteja sendo muito bem planejado, e pode ser que ele sem perceber esteja pagando para trabalhar.

RESERVA TÉCNICA
Resultado de imagem para reserva técnicaEssa é Reserva Técnica é um acordo de cavalheiros, praticamente uma espécie de gorjeta, nem saberia dizer se é algo errado ou não, pois as opiniões  de dividem.
Na minha visão é errada, pois ela cria maus hábitos nas atividades comerciais, e desvalorizam os prestadores de serviços de modo geral.
Funciona assim, o comércio vive de comprar produtos para revender, e pagam gorjetas para que divulgar seus produtos, e essa divulgação acaba interferindo na prestação de serviços se essa pessoa que recebe a gorjeta for um prestador de serviços influente, por exemplo médico que receita um determinado laboratório (sim tenho pé atrás com os médicos)

No caso da construção civil, onde o arquiteto, engenheiro ou pedreiro só quer comprar em uma determinada loja, que pode ser uma boa loja, mas pode não ser. Pior quando ele oferece algumas etapas ou partes do serviço de graça, pois assim desvaloriza essa etapa, mas na verdade de alguma maneira essa etapa será paga, mas não diretamente. Assim se criam maus hábitos e um ar de desconfiança na profissão.



BDI (Bonificação e Despesas Indiretas)
Quando conheci essa sigla fiquei super feliz afinal é algo sério, mas é tão sério, que nesse país não é todo mundo que sabe disso.
Significa Bonificação e Despesas Indiretas, ela funciona no sistema de porcentagem semelhante com a regra do vezes 3, mas ele é calculada, ou seja, o prestador de serviço tem uma consciência maior de quanto custa para oferecer os seus serviços, e isso não é uma gorjeta, nem uma falsa ilusão de lucro.

Imagem relacionadaEla não é facilmente calculada, e talvez não tenha procurado muito, mas cada empresa tem que montar o seu próprio cálculo, não existe uma receita de bolo, no máximo umas sugestões de como fazer.

1- Anote num papel todos os seus gastos com a empresa, desde pegar quanto gastou com luz esse mês até quanto gastou com o cafezinho, numa planilha mais organizada possível
2- Separe nesta planilha o que gastou diretamente para fazer o seu produto, como materiais, mão de obra ou tempo gasto fazendo o produto no autoCAD.
3- Separe também gastos que incidam sobre o preço final, como imposto
4- Os gastos que não tem haver como o produto a ser vendido, como o café que você tomou pra ficar acordado para acabar, a luz que você paga pra ligar o seu computador, a ida para ir conversar com o cliente para saber o que ele quer, serão os gastos indiretos.
5- Cada produto diferente ou feito em épocas diferentes terá que ser feito essa planilha, afinal cada produto terá gastos diferenciados, tanto os diretos como os indiretos.
6- Defina um lucro, que pode ser estimado, por exemplo uma margem de segurança para algum mês que houver pouco serviço, ou para garantir uma futura expansão planejada.
7- Sendo assim você tem o BDI que será a soma dos custos indiretos e o lucro.

Assim você não engana ninguém e justifica o seu preço honestamente, e pode também ter uma consciencia de estar cobrando um preço justo, ou um preço abusivo por estar gastando mais do que precisa ou cobrando a mais desnecessariamente, ou pagando para trabalhar, pois esqueceu de incluir o pacote de café, ou as noites sem dormir.

Resultado de imagem para pagar para trabalhar



ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

CADFREELA #: Vale a pena ser PJ?

Essa é a nova modinha do momento no mundo empresarial. Ser PJ, pessoa jurídica, empreendedor. Bem no ramo da construção civil o empreended...