Translate

AutoCAD #27: Não exploda os blocos

Já faz um tempo que não utilizo o autoCAD frequentemente, talvez hoje tenha novos jeitinhos para utilizar os blocos muito mais interessantes.

Mas até onde consigo acompanhar, já que a AutoDesk não vai deixar de atualizar o AutoCAD, talvez por ser a menina dos olhos da AutoDesk, então por mais que outros programas sejam muito melhores ou mais modernos vai ficar difícil desbancar o AutoCAD.

Mas o caso aqui são os blocos, que pelas estatísticas do blogger são uma das postagens mais acessadas:

Afinal quando a gente começa a ficar um pouco mais enturmado com o CAD, a gente descobre como os blocos são aliados na agilidade e organização dos desenhos.
Mas da mesma maneira muitas vezes esses mesmos blocos que nos auxiliam não condizem com o nosso estilo de desenho então somente caçar blocos no mundo infinito do google nem sempre nós atende.

desenho que fiz, que tinha vários modelos de cama


1- BLOCOS BÁSICOS
Primeiramente nós precisamos ter uma biblioteca de blocos com os objetos mais utilizados:
- mobiliários
- árvores e vegetação
- escalas humanas
- carrinhos
- símbolos (norte, setas, nível)
- equipamentos
- elementos construtivos padrão (portas, janelas)

2- BLOCOS ESPECÍFICOS
Cada cadista vai ter uma biblioteca específica de blocos conforme as suas necessidades
- marcas dágua
- tipos de folha
- logotipo

3- BLOCOS MODIFICADOS
É a partir daqui que essa postagem ganha sua função.
Provavelmente você busca pelo mundo infinito da intenet um bloco para os seus projetos, e acredito que muitas das vezes você não encontra, aí você provavelmente faz o seguinte:
- desenha os seus próprios blocos
- acha um bloco parecido, aí você explode, altera o que achar necessário e depois recria um bloco.

Resultado de imagem para explodir menina

POR FAVOR NUNCA MAIS EXPLODA SEUS BLOCOS A NÃO SER  QUE SEJA DE EXTREMA NECESSIDADE.

1- ARQUIVO DO BLOCO
Vale lembrar que o bloco nada mais é que um arquivo de desenho, que é inserido no seu projeto de modo que ele possa ser manipulado.
Sendo assim se você sabe que aquele bloco não te satisfaz nunca, vale abrir o próprio arquivo do bloco em questão, e lá editá-lo da maneira que mais lhe agradar,salvá-lo, e nas próximas vezes que for inserir ele nos seus projetos ele já estará do jeitinho que sempre sonhou.

2- EDITAR O BLOCO
Digamos que somente naquele projeto específico aquele bloco não se encaixou ou tem uma peculiaridade, então vale editá-lo dentro do próprio projeto.
Precisando somente clicar 2 vezes sobre o arquivo, ele te levará para um mundo paralelo onde somente o desenho do bloco aparecerá, lá você poderá editar o seu bloco, e depois fechando esse mundo paralelo onde ele pede para salvar a edição, pronto o arquivo já alterará automaticamente todas as vezes que aquele bloco foi inserido no seu desenho.

3- EDIÇÃO DE BLOCO COM REFERENCIAL (REFEDIT)
Essa é a minha descoberta mais querida, mas vale fazer ela com cuidado.
Funciona igualmente como a edição de bloco, só que tem um pulinho do gato.
Mas a vantagem de utilizar essa edição é que ela não te leva para um mundo paralelo, ela somente te mostra o desenho do seu projeto com uma cor mais apagada, caso você precise de alguma linha de referencia do seu desenho, para um alinhamento por exemplo.
Mas esse modo de edição te permite adicionar ou remover elementos do seu desenho, por exemplo você tem 2 blocos mais gostaria que eles fossem um só, tipo uma mesa com cadeiras, aí você insere o bloco da mesa e depois insere o bloco da cadeira, e com esse modo de edição, você edita a mesa, e adiciona a cadeira ao bloco da mesa, e depois só multiplica as cadeiras pra 4 lugares.


ESSAS SÃO AS MINHAS DICAS PARA OS BLOCOS
AGORA SE EXPLODIR TE RELAXA, E TE DEIXA FELIZ, CONTINUE EXPLODINDO TODOS OS ARQUIVOS, APROVEITE QUE ISSO NÃO CAUSA MAL A NINGUÉM, OU TALVEZ NENHUM MAL IRREMEDIÁVEL.




ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

 download

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

CADFREELA #: Vale a pena ser PJ?

Essa é a nova modinha do momento no mundo empresarial. Ser PJ, pessoa jurídica, empreendedor. Bem no ramo da construção civil o empreended...