Translate

PROJETO #22: SESC Pompéia e a Arquitetura

Esse último sábado fui ao SESC Pompéia por conta desse evento no fabebook
13º Seminário Internacional 2018 Escola da Cidade / SESC SP

Como vi tarde demais o evento não tive como assistir a palestra de abertura que seria no SESC, mas aproveitei para curtir o SESC Pompéia que é um lugar peculiar.

Já tive a oportunidade de vivenciar o SESC Pompéia desde pequena, depois por conta do curso de arquitetura e é um lugar tão legal, que vale a pena ir lá vez ou outra pra recarregar as energias.

Nessa minha visita tive mais uma chance de ver o Paulinho (Paulo Mendes da Rocha), o nosso melhor arquiteto brasileiro do momento, acredito. Vale lembrar que um dos últimos SESC's inaugurados é de sua autoria, o SESC 24 de Maio.


Resultado de imagem para sesc pompeia
Chegar proximo ao SESC já é curioso, afinal a calçada já dá uma pista que que está se chegando no SESC.

Uma reforma de galpoes de fábricas antigas, onde uma das caracteristicas e a atuaçao dos proprios operarios da obra na obra, caracteristica de Lina Bo Bardi, que provavelmente inspirou muita arte, e transformou alguns galpões numa obra de arte. Cada pedacinho tem algun design ou toque de arte, para qualquer lugar que se olha tem algo interessante e especial.

Lina Bo Bardi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Achillina Bo, mais conhecida como Lina Bo Bardi, (Roma5 de dezembro de 1914 — São Paulo20 de março de 1992) foi uma arquiteta modernista ítalo-brasileira. Foi casada com o crítico de arte Pietro Maria Bardi e é conhecida por ter projetado o Museu de Arte de São Paulo (MASP).

Sesc Pompeia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sesc Pompeia é um centro de cultura e lazer localizado na Vila Pompeia, zona oeste da cidade de São PauloBrasil, que reúne teatrosquadras esportivaspiscinalanchoneterestaurante, espaços de exposiçõeschoperiaoficinas, área de leitura e internet livre, entre outros serviços. Seu projeto arquitetônico foi desenvolvido pela arquiteta Lina Bo Bardi em 1977. Sua inauguração, em 1982, contou com apresentações de bandas da cena punk de São Paulo na época, como InocentesRatos de PorãoCólera e Olho Seco.


Artesanato
Resultado de imagem para sesc pompeia artesanato Imagem relacionada
Resultado de imagem para sesc pompeia comedoria
Os Galpoes de artesanatos e oficinas são um dos lugares que vale a pena fazer um curso para vivenciar, tem um gama de habilidades que podes ser desenvolvidas








Refeitório

Resultado de imagem para sesc pompeia almoco  Imagem relacionada

Resultado de imagem para sesc pompeia restaurante
O refeitório é um espaço multiuso, de almoçar e badalar, que que almoço foi essa aproximadamente 20 reais e além de comer peguei um doce e um suco, por isso que está sempre com fila, e é um lugar de fazer amizades, afinal não há mesas individuais, ou seja, se quiser almoçar terá que em algum momento interagir com quem estiver por lá almoçando, o que é um exercício de viver em sociedade, coisas que o estilo arquitetônico do SESC propicia e muito.

Teatro de Arena

Resultado de imagem para sesc pompeia teatroAté onde se sabe de teatros o palco fica numa ponta e a platéia na outra ponta, mas o teatro do SESC coloca o palco numa situação central, onde a plateia rodeia o palco, tipo de espaço não muito comum e que pode dar um nó em quem entra, tive a oportunidade de assistir um show com as duas alas do teatro aberta é algo bastante diferente.

 Resultado de imagem para sesc pompeia teatro Resultado de imagem para sesc pompeia teatro

Edifício Poliesportivo

A parte construída do SESC, que abriga as quadras e salas de ginástica. A arquitetura brutalista é a amarca registrada dessa construção, com o concreto a mostra, e para deixar ainda mais marcado se exagera nas marcas construtivas, com um toque de arte para a configuração dos janelões das quadras.

Resultado de imagem para sesc pompeia edificio   Imagem relacionada

Mobiliário

Resultado de imagem para sesc pompeia mobiliárioUm dos destaque está no mobiliário, que são criados justamente para o SESC, como marca padrão, tanto que os demais SESC's seguem propostas similares. O banco de madeira com o encaixe da coluna é o mais icônico, estando presente na arquibancada do teatro.

  Resultado de imagem para sesc pompeia mobiliário Resultado de imagem para sesc pompeia mobiliário

Córrego Água Preta

Vale destacar o deck de madeira onde dificilmente não encontrará alguém desfrutando do sol de roupa de banho, onde logo abaixo do deck passa um córrego que foi integrado no projeto de maneira  bastante interessante. Tão interessante que foi instalado dentro do  Galpão de Exposições e Biblioteca.

Resultado de imagem para sesc pompeia corrego agua de prata   Resultado de imagem para sesc pompeia biblioteca Resultado de imagem para sesc pompeia biblioteca Imagem relacionada

Mas essa postagem aqui é só pra dar um gostinho querer visitar ou revisitar esse espaço, que não sei se tem outro igual no mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

CADFREELA #: Vale a pena ser PJ?

Essa é a nova modinha do momento no mundo empresarial. Ser PJ, pessoa jurídica, empreendedor. Bem no ramo da construção civil o empreended...