Translate

PROJETO #07: Layout do espaço

Essa palavra LAYOUT (termo em inglês) tão utilizada pelos projetistas quando se trata de distribuir ou dispor no desenho o posicionamento dos objetos e elementos que o espaço a ser projetado contêm, também é utlizado por outros ramos gráficos.

Leiaute pode ser definido de várias formas, para diversas situações, é a palavra Layout adaptada a língua Potuguesa Brasileira: é a disposição ou arranjo físico (montagem ou configuração), de determinado local, ambiente, interface gráfica, comunicação impressa ou todo o tipo de disposição de elementos afim de proporcionar um resultado.
Existem diversos tipos de Leiaute realizados de diversas formas em diversas áreas de atuação como: Leiaute de escritório, Leiaute gráfico, Leiaute Industrial etc...

(http://www.dicionarioinformal.com.br/leiaute/ )

Para os projetos que tem como objetivo definir a arquitetura, ou seja, definir o corpo do edifício, o layout, se torna secundário,sendo mais utilizado para dimensionar os espaços de forma que acomodem um determinado uso.










Já para os projetos de Design de Interiores, o layout é que é o objeto principal, pois ele define tudo o que será feito, sendo assim é o motivador do projeto.





Alguns projetos considerados bem sucedidos, na minha opinião colocam todas as etapas de projeto em primeiro plano, ou seja, todas as etapas são importantes e precisam caminhar juntas, atualmente fica cada vez mais difícil colocar todas as etapas na mesma posição, afinal para cada etapa existe um especialista sendo assim a comunicação entre as partes precisa ser bastante harmoniosa, pois o layout pode ajudar a definir muitos elementos do projeto, não só a melhor posição do sofá ou da cama, mas pode, também, se conseguir ser bastante elaborado, determinar o melhor aproveitamento do espaço, e, também, a melhor definição da arquitetura, e de todas as etapas de projeto.

Charles Rennie Mackintosh

Este arquiteto junto com sua mulher no começo do século XX (1868-1928) compôs uma junção da Arquitetura com o Design de Interiores, do qual me encantei de imediato.








O Layout também entra em outras composições gráficas como na comunicação visual, tanto para projetos de comunicação visual, como na comunicação visual da apresentação do projeto.

DESIGN DE INTERIORES = planta com a definição dos usos e seus elementos num determinado espaço.

ARQUITETURA = dimensionamento do espaço para utilização de um espaço, definindo alguns pré-elementos que farão parte do espaço, como dimensionamento da iluminação mínima, pontos de hidráulica e eletricidade, aberturas, tipos de materiais de revestimento,....

COMUNICAÇÃO VISUAL = na sinalização, em placas totens, sinalização horizontal, prevendo constraste de cores, dimensões tipográficas e iconográficas.


 


REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO PROJETO = cada projetista ou melhor cada responsável pelo projeto tende a definir uma padronização e regras quanto a apresentação algumas regras são gerais e de uso comum, como posicionamento de carimbos, margens de folha, ou regras específicas de representação para cada tipo de etapa de projeto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

CADFREELA #: Vale a pena ser PJ?

Essa é a nova modinha do momento no mundo empresarial. Ser PJ, pessoa jurídica, empreendedor. Bem no ramo da construção civil o empreended...