Translate

CADFREELA #26: Corpo são

Desde que projetista é projetista, o corpo teve que  se moldar as condições de trabalho.

Antes era as pranchetas, onde se debruçávamos sobre elas, sobre as pranchas de papel, seria mesmo um surf para alcançar o resultado gráfico desejado.

Depois vieram os computadores que nos coloca horas na mesma posição de trabalho, porém nos igualamos com as diversas profissões que também utilizam o computador em suas tarefas.

Ou seja, com seria um corpo moldado pela prancheta, será que se iguala ao corpo moldado ao computador?

Muitos projetistas trabalham sob o regime de freelancer, seja em seus home offices, seja no, offices oficiais, e isso nos coloca em uma situação de desproteção pela saúde.

Não tenho nenhuma estatística ou dados reais para afirmar sobre a saúde dos projetistas, mas pela minha vivência nessa área, não vejo pessoas saradas, com cara de que dormiu bem, normalmente cultivam uma coluna encurvada, tem tendência a palidez, e conforme o descuido isso se agrava durante o tempo.

Como isso não e regra, mas tem sido muito comum a mim, as vezes nos é enviado um sinal de alerta para tomarmos mais conta da saúde.

Deduzindo assim a condição em que se encontram os projetista, deve ser comum, haver queixas para a COLUNA, PESCOÇO, BRAÇO, VISTA, QUADRIL, CANSAÇO, DESNUTRIÇÃO......


Mas como manter esse corpinho desmilinguido firme e forte?

EXERCÍCIOS = essa todo mundo já sabe que tem que ser feito, mas o corpo já está tão acostumado a ser sedentário que manter uma rotinna de exercícios fica cada vez mais sofrido, então vamos colocar alguns novos hábitos nessa rotina sedentária.
subir escadas, evitar escadas rolantes e elevadores, caminhar mais, alongar-se durante o dia, fazer as atividades do dia a dia com mais vigor .........e conforme o possível praticar uma atividade física regularmente, corrida no parque, natação, dança, academia, futebol, ginástica, ........


AMBIENTE DE TRABALHO = a palavra aqui é ergonomia, isso é um investimento no seu trabalho, manter um lugar de trabalho com cadeiras mesas e equipamentos adequado a lhe manter uma postura correta de trabalho, esse ítem é bastante importante porém não é fácil encontrar ambientes de trabalho perfeitos, como cada pessoa tem uma forma própria a sua estrutura corporal, conforme possível adapte ou construa um espaço de trabalho que lhe gere melhor conforto e menor prejuízo ao corpo.


ALIMENTAÇÃO = já deve ser parte da rotina comer lanches em cima do computador, até por que mesmo não se trabalhando o tempo inteiro, o computador virou um ambiente onde muita gente fica a maior parte do tempo, mandando emails, vendo notícias, acessando as redes sociais, praticando outras atividades de lazer como jogos e vídeos, ........., então vamos comer direito, para repor todos os  nutrientes necessários para manter o corpo em bom funcionamento, vale sim apelar para vitaminas, suplementos, alimentos enriquecidos, e tudo mais que tiver disponível, sem esquecer que cada ser humano tem suas especificidades alimentares, mas de modo geral, acredito que, deve estar fazendo falta beber bastante água, comer salada e frutas, carnes magras, vitaminas para a pele, para os músculos, ......



SOL = saia da toca, com o corpo sedentário, mal alimentado, começa a se criar uma tendência de querer sempre ficar na sua toca, então saia, passeie, tome sol, vá a praia, ao clube, visite os pontos turísticos da sua cidade, encontre os amigos, participe de grupos, tenha um hobby, leia um livro, vá ao cinema ou ao teatro, ou seja, não viva só em função do computador.







ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

CADFREELA #: Vale a pena ser PJ?

Essa é a nova modinha do momento no mundo empresarial. Ser PJ, pessoa jurídica, empreendedor. Bem no ramo da construção civil o empreended...