Translate

PROJETO #02: Etapas de Projeto

Você teve uma ideia brilhante, para o seu  Projeto de Arquitetura, e seu cliente adorou, ficou melhor do que os sonhos dele.

Mas um projeto de arquitetura precisa combinar perfeitamente com tudo que envolve o produto  pronto que será entregue ao cliente, caso contrário esse SONHO SE TRANSFORMARÁ EM PESADELO.

A etapa de Projeto é muito importante, pois é a etapa que visa prever todos os problemas que se encontrarão na obra até a conclusão e entrega ao Cliente.

1- Levantamento de Dados ou Estudo de Viabilidades: é onde estuda as possibilidades regidas pelas legislações que envolve o lugar e o objeto a ser implantado, coletando documentações, verificando algumas possibilidades de projeto quanto a área e formato do terreno ou espaço disponível. E ainda é a etapa de montagem do Programa de Necessidades junto com o Cliente, para definir o que para que e como será feito o projeto.
QUEM FAZ: Arquiteto junto com o Cliente

 

2- Ante Projeto ou Apresentação para o cliente: Conforme o Estudo de Viabilidade e Levantamento do Terreno e o Programa de Necessidades, se desenvolve um projeto para apresentar e assim definir exatamente o que será feito.
QUEM FAZ: Arquiteto e sua equipe, ou ele sozinho.


3- Projeto Legal ou Aprovação: A partir dos dados coletados anteriormente, se produz os documentos gráficos dentro dos padrões de apresentação da Prefeitura. Essa etapa vem sendo uma das área mais complicadas e temerosas, por causa da burocracia que envolve a aprovação, tendo que apresentar com a documentações do imóvel, do proprietário, do arquiteto responsável, mais as peças gráficas do imóvel existente e da modificação ou nova construção e topográfica.
QUEM FAZ: Arquiteto ou Especialista em Despachar (mas em nome do Arquiteto Responsável ou do Proprietário)


4- Projeto Básico ou Confirmação do Projeto: Conforme todo o processo anterior, muitas das etapas mais específicas do projeto ainda não forão determinadas, e é nesse momento que se definem, pois o Projeto Básico será o básico para iniciar o processo de definições do Projeto Executivo, onde serão o meio de comunicação com todas as áreas que envolvem o projeto: Elétrica, Hidráulica, Automação, Elementos Construtivos, Acabamento, ......
QUEM FAZ: Arquiteto e seus parceiros das outras áreas.


5- Projeto Executivo ou aquele que vai para a obra: Aqui o desenho tem que chegar próximo do real, com todas as definições o mais detalhadas possível para a execução não depender de achismos ou deduções de que vai mesmo colocar a mão na massa. O foco aqui são os detalhes: áreas molhadas, Paginação de Forro e de Piso, Esquadrias, Cobertura, Plantas, Cortes e Vistas, ....... e os projetos das áreas complementares definidos e os memoriais descritivos.
QUEM FAZ: Arquiteto, equipe e seus parceiros das outras áreas.



Conforme a  necessidade algumas etapas são desnecessárias ou relevantes, devido  ao porte e complexidade do projeto a ser executado. A etapa total de Projeto nem sempre se desenvolve rapidamente como todos gostariam, desta maneira muitas obras caminham em conjunto com esse processo, criando muitas vezes um certo conflito.

2 comentários:

ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

CADFREELA #: Vale a pena ser PJ?

Essa é a nova modinha do momento no mundo empresarial. Ser PJ, pessoa jurídica, empreendedor. Bem no ramo da construção civil o empreended...