Translate

AutoCAD #19: Referências externas

Seria uma maravilha se o arquivo de arquitetura se compatibiliza-se sozinho com todas as áreas que causa interferência direta e indireta no seu projeto: Instalações Hidráulicas, Instalações Elétricas, Luminotécnica, Estrutura, ......

VOCÊ SABIA QUE O AUTOCAD JÁ PENSOU NISSO?

É este o objetivo das referências externas, combinar partes de um mesmo projeto de modo com um planejamento entre as partes que componhem um projeto possam conversar e verificar imcompatibilidades.

O PROBLEMA É QUE AS ÁREAS NÃO ESTÃO QUERENDOSE COMPATIBILIZAR

Desde sempre aprendi o princípio de como utilizar o "XREF", mas essa ferramenta só funciona em sua máxima potência se todos os envolvidos com um determinado projeto sabe utilizar esta ferramenta, caso contrário ela se torna só uma maneira diferente de utilizar o autoCAD, tipo uma mania do projetista, que se for um projetista que trabalha com várias etapas do projeto tem até uma liberdade de trabalhar assim, e isso pode lhe render talvez não somente mais agilizade, mas também uma organização do processo de projeto.


A ASBEA já elaborou até um manual de organização do universo do CAD, principlamente, para nomeação e hierarquia de layer e arquivos DWG, para criar e padronizar ess comunicação entre as partes que compõem o projeto.

XREF, A REFERÊNCIA EXTERNA


Assim como a hierarquia do layers que facilita separando todos os elementos de desenho do projeto, as XREF's, são os arquivos que separam as etapas e partes que compõem o projeto.

1- O compatibilizador receberá arquivos de todas ás áreas, e juntará eles em um arquivos único, onde todas as partes será linkados como uma XREF

2- Nesse arquivo poderá se analizar e verificar as interferências de projeto, que cada área provoca na arquitetura.

3- Conforme o resultado desta análise, é possível indicar e reenviar as áreas, indicando as necessárias modificações, sendo assim, este mega arquivo com todas as XREF, começará a se ser um objeto de comunicação entre as partes.

4- Conforme forem sendo feitas as modificações, somente é necessário substituir o arquivo anterior pelas revisões que forem sendo feitas, daquela determinada área, e assim se estabelece esse processo de projeto.

PROBLEMAS

1- Nem todos os envolvidos no projeto sabem utilizar essa ferramenta de comunicação, sendo, assim, um complicador nesse processo lindo e flúido.

2- Nem todos ás áreas utilizam o autocad como principal ferramenta de trabalho

3- Os nível de conhecimento do autocad não é o mesmo por todos os envolvidos, pois esse recurso exige um nível praticamente máximo de conhecimento do autocad, pois se o processo de trabalho se propõe a utilizar o XREF, supõe-se que outros recursos de nível avançado também estão sendo utilizados (UCS, atributos, bloco dinâmicos, viewports, ....)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

CADFREELA #: Vale a pena ser PJ?

Essa é a nova modinha do momento no mundo empresarial. Ser PJ, pessoa jurídica, empreendedor. Bem no ramo da construção civil o empreended...