Translate

AutoCAD #17: Teclas de Atalho



As teclas de atalho costumam ser o diferencial entre um bom cadista e um mal cadista, não necessariamente de um bom projetista para um mal projetista, pois não é só de autocad vive o projetista, já que atualmente existem muitos softwares CAD (Computer Aided Drawing - desenho assistido por computador), e por diversos outros conhecimentos que um projetista precisa ter (desenho técnico, representação gráfica, normas, códigos, projet executivo, projeto de prefeitura....)

Mas para quem utiliza o autocad para seus desenho, os atalhos de teclado lhe garante uma grande vantagem e muitas vezes deixa uma cara de espanto em que vê uma velocidade e intimidade com esse software.



As teclas de atalho mais conhecida são as dos comandos básicos (line, circle, copy, trim, offset, mirror, erase, zoom, ....), que normalemente se utilizam de 1 a 2 letras seguidas de "enter", assim como muitos outros comandos que mesmo não sendo muito utilizados ou conhecidos também seguem uma lógica de utilizar 1 a 3 letras do teclado para ativar o comando.

Mas além dos comando para acionar uma atividade a ser feita para desenhar, temos também o recurso de configuração para utilização do software, e outras teclas e atalhos acabam se tornando tão ou mais importante de conhecer.

A linha de teclas "F":

- F1 - é o padrão geral do computador para ajuda (HELP)

- F2 - para o autocad ele lhe abre a linha de comando em um painél de comandos realizados por você naquele determinado arquivo, não tem uma utilidade prática perceptível, para pode ser útil para visualizar algumas informações que alguns comandos apresentam, como o comando "area" ou "dist, que apresenta as dimensões de medidas em área, perímetro, comprimento.
- F3 - ativa ou desativa os objetos "SNAP", que são frequentemente utilizados, para facilitar na captura dos pontos nodais do desenho (midpoint, endpoint, intersection, perpendicular, node, tangent, center.....)

- F4 - ativa ou desativa os objetos "SNAP" para a versão 3D.

- F5 - Para os utilizadores da função isometrica do autocad, este comando permite a utilização dos 3 ângulos que componhem o desenho isométrico (30º, 90º, 150º, 210º, 270º, 330º)

- F6 - ativa ou desativa o "DUCS" (Dynammic UCS) para permitir enxergar uma linha auxiliar de desenho que mostra como ficará o que será desenhado logo antes de concluir a ação.
- F7 - ativa ou desativa a grade ou "GRID" do espaço de trabalho do autocad
- F8 - ativa ou desativa a ortogonalidade ou "ORTHO" onde o comando de desenho ficam condicionados a trabalhar alinhados e paralelos nos eixos horizontais e verticais somente, como uma régura paralela da prancheta.
- F9 - ativa ou desativa os pontos nodais ou "SNAP" relacionados ao "GRID" do plano de trabalho, puxando o cursos como um imã, para quem desenha sob a condição uma área de trabalho quadriculada por uma determinada distância definida anteriormente, como uma folha de papel quadriculado.
- F10 - ativa ou desativa "POLAR" (Polar Tracking) linhas guias, que auxiliam na rotação de objetos, permitindo reconhecer o momento que a rotação está ortogonais. 
- F11 - ativa ou desativa "OTRACK" (Object SNAP Tracking) linhas guias que auxiliam na movimentação e edição do desenho quando precisa encontrar relações entre os pontos nodais (OSNAP)
- F12 - ativa ou desativa "DYN" (Dynammic Input) apresenta no plano de trabalho um quadro junto ao cursos com as inserções de informação que antes apareceriam na linha de comando, atualmente vem acionado na configuração padrão, então vai ser de costume utilizar ou não.

Comando Alias:

Este comando ativa uma lista de comandos do autocad, e lhe permite controlar e editar as teclas de atalho dos comando, mas deve ser utilizado com cautela, pois se habituar com as teclas de atalho padrão do cad, lhe permite estar preparado para trabalhar em qualquer estação de trabalho (casa, escritório, laptop, escola, amigo.....), mas lhe abre vantagens, pois lhe oferece a chance de conhecer quais são esses atalhos para você ir decorando aos poucos, e caso haja uma dúvida é só recorrer a ele novamente.


Atalhos e configuraçõe novas: 

O autocad a cada versão vem ganhando novas ferramentas, muitas delas talvez até existissem mas as novas versões permitem o rápido conhecimento dessas ferramentas que auxiliam na agilidade e fácil compreensão do software, por isso é necessário se manter atualizado e sempre ficar atento aos novos macetes e manhas que os cadistas descobrem a cada dia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

CADFREELA #: Vale a pena ser PJ?

Essa é a nova modinha do momento no mundo empresarial. Ser PJ, pessoa jurídica, empreendedor. Bem no ramo da construção civil o empreended...